RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA:
TOMAR DO GERU E TEJUPEBA
1 INTRODUÇÃO
O relatório tem como
objetivo geral mostrar alguns lugares em Sergipe onde os jesuítas estiveram
presente , fazendo com que todo o conhecimento adquirido em sala de aula fosse
colocado em prática.
A justificativa da visita
técnica resulta em um conhecimento sobre o assunto no que diz respeito a Temas
de História de Sergipe I,onde o referido trabalho contribuiu para o aumento do
conhecimento e reflexão sobre o roteiro dos jesuítas,onde os lugares escolhidos
foram A igreja de Nossa Senhora do Socorro ( Tomar do Geru) e a igreja e escola
jesuítica em Tejupeba ( Itaporanga).
A pesquisa de campo foi realizada no dia 10 de agosto
de 2013 entre 09h17 até as 17h30. Foi escolhido um dia de sábado. Neste
percurso foi realizado todo o registro fotográfico e coleta de informações com
as palestrantes e professor. Durante a pesquisa de campo, foram utilizados
instrumentos de coleta de dados, como máquina fotográfica, filmadora, papel,
caneta e gravador de áudio
2 DESENVOLVIMENTO
2.1. Tomar do Geru:
Chegamos em Tomar do Geru
às 9:17h,onde conhecemos melhor a Igreja de Nossa Senhora do Socorro (foto
01),aproveitamos o momento para tirarmos as fotos e explorar melhor o lugar, às
10h a Ane Louise começou a palestra.
A igreja de Tomar do Geru
tem grande influência jesuítica e foi construída em 1688 por iniciativa do
padre italiano Luiz Mamiani junto com os índios recrutados da região,na porta
principal existe a inscrição MDCLXXXVIII (foto 02),que é o respectivo ano da
construção,podemos encontrar elementos do barroco com simbologias do
catolicismo banhados a ouro,onde apesar de
apresentar uma fachada muito simples,a igreja é de uma riqueza
extraordinária.
No teto (foto 03),podemos
observar um anagrama onde está escrito J.H.S. (Jesus Hominum Salvatori)
Foi tombada
pelo IPHAN em 20 de março de 1943, estando em ótimo estado de preservação,pois
até os dias atuais ele ainda mantém a sua função.
Foto 03: Anagrama J.H.S
2.2 Tejupeba:
Ao
chegarmos em Tejupeba o professor dividiu a turma em duas equipes,onde uma
equipe ficou com o colégio e a outra a fazenda,onde a monitora escondeu uma
barra de cereal nesses locais e cada equipe tentaria encontrá-la,enquanto
procuravam,os alunos faziam suas anotações e análise do que havia dentro ,ao
encontrar esses itens,todos se reuniram em forma de círculo,onde alguns alunos
descreveram suas impressões a respeito desses lugares.Após essa dinâmica alguns
alunos apresentaram seus respectivos seminários e a Josineide Luciano Almeida Santos começou a sua palestra
(foto 04).
A fazenda Tejupeba ( atual Fazenda Iolanda) foi
construída no século XVII,teve como primeiros proprietários os jesuítas,onde
estes irão construir a igreja e o colégio e iniciar o trabalho de catequese dos
índios e criação de gado.
Por
volta de 1759 foram expulsos,com isso Domingos Dias Coelho(futuro barão de
Itaporanga)arremata a fazenda,com a sua morte,esta é repassada para seu filho
Antônio Dias Coelho e Melo (futuro barão de Estância),que morre em 1904.Com isso em 1920 Nicola Mandarino
compra a fazenda,que na época era bastante disputada por apresentar uma ótima
localização,próxima ao rio Vaza- Barris e terras excelentes para a criação de gado.
Nicola
muda o nome da fazenda para “Fazenda
Iolanda” em homenagem a uma de suas
filhas.Atualmente a fazenda ainda é propriedade da família Mandarino,onde a
responsável chama-se dona Ruth Mandarino.
Tanto
a igreja(foto 05) quanto o colégio (foto 06) encontram-se bastante
degradados,onde foi necessário trocar o telhado da igreja,além de existir
pedaços de madeira (foto 07 e 08) em seu interior que desabaram,ela esta
precisando de uma restauração, em seu interior é possível notar a existência de
túmulos(foto 09) de seus respectivos donos,o estado da escola (foto 10)está
ficando cada vez pior,onde ao ir para a parte superior,precisa-se tomar
bastante cuidado,pois corre o risco de desabar.
Em
1943 a igreja e o colégio foram tombados pelo Serviço do Patrimônio Artístico e
Histórico Nacional (IPHAN),onde precisa-se realizar um restauramento
urgentemente,para que toda essa história seja preservada.
Foto
06: Colégio jesuíta
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS
A visitação foi muito proveitosa,onde através do
patrimônio material deixado pelos jesuítas,podemos compreender um pouco mais
sobre esse processo de colonização.Além de que o conhecimento não ficou
restrito apenas a sala de aula,na visita colocamos todo o conhecimento em
prática e assimilamos melhor as informações obtidas através das palestrantes,de
alguns alunos e do próprio professor.
Também é possível notar um contraste existente entre
esses dois patrimônios,onde um encontra-se em bom estado de conservação e o outro totalmente
descuidado,correndo o risco de ser totalmente destruído.
4 REFERÊNCIAS
-Palestra ministrada pela Josineide
Luciano Almeida Santos,onde esta apresentou o material da sua monografia.
- Palestra ministrada
pela Profª Ane Louise.
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