terça-feira, 10 de setembro de 2013

Roteiro do jesuítas em Sergipe

  

RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA:
                                        TOMAR DO GERU E TEJUPEBA



1 INTRODUÇÃO

O relatório tem como objetivo geral mostrar alguns lugares em Sergipe onde os jesuítas estiveram presente , fazendo com que todo o conhecimento adquirido em sala de aula fosse colocado em prática.
A justificativa da visita técnica resulta em um conhecimento sobre o assunto no que diz respeito a Temas de História de Sergipe I,onde o referido trabalho contribuiu para o aumento do conhecimento e reflexão sobre o roteiro dos jesuítas,onde os lugares escolhidos foram A igreja de Nossa Senhora do Socorro ( Tomar do Geru) e a igreja e escola jesuítica em Tejupeba ( Itaporanga).
A pesquisa de campo foi realizada no dia 10 de agosto de 2013 entre 09h17 até as 17h30. Foi escolhido um dia de sábado. Neste percurso foi realizado todo o registro fotográfico e coleta de informações com as palestrantes e professor. Durante a pesquisa de campo, foram utilizados instrumentos de coleta de dados, como máquina fotográfica, filmadora, papel, caneta e gravador de áudio

2 DESENVOLVIMENTO

2.1. Tomar do Geru:

Chegamos em Tomar do Geru às 9:17h,onde conhecemos melhor a Igreja de Nossa Senhora do Socorro (foto 01),aproveitamos o momento para tirarmos as fotos e explorar melhor o lugar, às 10h a Ane Louise começou a palestra.
A igreja de Tomar do Geru tem grande influência jesuítica e foi construída em 1688 por iniciativa do padre italiano Luiz Mamiani junto com os índios recrutados da região,na porta principal existe a inscrição MDCLXXXVIII (foto 02),que é o respectivo ano da construção,podemos encontrar elementos do barroco com simbologias do catolicismo banhados a ouro,onde apesar de  apresentar uma fachada muito simples,a igreja é de uma riqueza extraordinária.
No teto (foto 03),podemos observar um anagrama onde está escrito J.H.S. (Jesus Hominum Salvatori)
Foi tombada pelo IPHAN em 20 de março de 1943, estando em ótimo estado de preservação,pois até os dias atuais ele ainda mantém a sua função.


                                                 Foto 01: Igreja Nossa  Senhora do Socorro      

   
Fonte: Joyce Paixão



                                                     Foto 02: Ano da construção    
   
                                                             Fonte: Joyce Paixão                                                                   



                                                              Foto 03: Anagrama J.H.S

Fonte: Joyce Paixão

2.2 Tejupeba:



       Ao chegarmos em Tejupeba o professor dividiu a turma em duas equipes,onde uma equipe ficou com o colégio e a outra a fazenda,onde a monitora escondeu uma barra de cereal nesses locais   e cada equipe tentaria encontrá-la,enquanto procuravam,os alunos faziam suas anotações e análise do que havia dentro ,ao encontrar esses itens,todos se reuniram em forma de círculo,onde alguns alunos descreveram suas impressões a respeito desses lugares.Após essa dinâmica alguns alunos apresentaram seus respectivos seminários e a Josineide  Luciano Almeida Santos começou a sua palestra (foto 04).

       A  fazenda Tejupeba ( atual Fazenda Iolanda) foi construída no século XVII,teve como primeiros proprietários os jesuítas,onde estes irão construir a igreja e o colégio e iniciar o trabalho de catequese dos índios e criação de gado.
Por volta de 1759 foram expulsos,com isso Domingos Dias Coelho(futuro barão de Itaporanga)arremata a fazenda,com a sua morte,esta é repassada para seu filho Antônio Dias Coelho e Melo (futuro barão de Estância),que morre  em 1904.Com isso em 1920 Nicola Mandarino compra a fazenda,que na época era bastante disputada por apresentar uma ótima localização,próxima ao rio Vaza- Barris e terras excelentes para a criação de gado.

    Nicola muda o nome da fazenda para  “Fazenda Iolanda”  em homenagem a uma de suas filhas.Atualmente a fazenda ainda é propriedade da família Mandarino,onde a responsável chama-se dona Ruth Mandarino.

     Tanto a igreja(foto 05) quanto  o  colégio (foto 06) encontram-se bastante degradados,onde foi necessário trocar o telhado da igreja,além de existir pedaços de madeira (foto 07 e 08) em seu interior que desabaram,ela esta precisando de uma restauração, em seu interior é possível notar a existência de túmulos(foto 09) de seus respectivos donos,o estado da escola (foto 10)está ficando cada vez pior,onde ao ir para a parte superior,precisa-se tomar bastante cuidado,pois corre o risco de desabar.

      Em 1943 a igreja e o colégio foram tombados pelo Serviço do Patrimônio Artístico e Histórico Nacional (IPHAN),onde precisa-se realizar um restauramento urgentemente,para que toda essa história seja preservada.




                                                            Foto 04: Palestra

Fonte: Joyce Paixão

                                                                 Foto 05: Igreja

                                                                                    Fonte: Joyce Paixão



                                                       Foto 06:  Colégio jesuíta

     Fonte: Joyce Paixão



                                                 Foto 07: Madeiras existentes no interior

Fonte: Joyce Paixão


                                                  Foto 08: Madeiras existentes no interior

  Fonte: Joyce Paixão



                                                        Foto 09: Túmulos dos antigos donos
Fonte: Joyce Paixão


                                                      Foto 10: Degradação do colégio

   Fonte: Joyce Paixão




3 CONSIDERAÇÕES FINAIS

    A visitação foi muito proveitosa,onde através do patrimônio material deixado pelos jesuítas,podemos compreender um pouco mais sobre esse processo de colonização.Além de que o conhecimento não ficou restrito apenas a sala de aula,na visita colocamos todo o conhecimento em prática e assimilamos melhor as informações obtidas através das palestrantes,de alguns alunos e do próprio professor.
Também é possível notar um contraste existente entre esses dois patrimônios,onde um encontra-se em  bom estado de conservação e o outro totalmente descuidado,correndo o risco de ser totalmente destruído.

   
4 REFERÊNCIAS

-Palestra ministrada pela Josineide Luciano Almeida Santos,onde esta apresentou o material da sua monografia.


- Palestra ministrada pela  Profª Ane Louise.

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