quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Visita Técnica: São Cristovão

São Cristovão

1 INTRODUÇÃO

     O relatório tem como objetivo geral mostrar o processo de colonização de Sergipe,direcionado para o núcleo de povoamento de São Cristovão.
      A justificativa da visita técnica resulta em um conhecimento sobre o assunto no que diz respeito a Temas de História de Sergipe I ,onde o referido trabalho contribuiu para o aumento do conhecimento e reflexão sobre o assunto,onde o ponto inicial foi a Praça São Francisco.
     A pesquisa de campo foi realizada no dia 31 de agosto de 2013 entre 09h00 até as 12h00. Foi escolhido um dia de sábado. Neste percurso foi realizado todo o registro fotográfico e coleta de informações com através do Profº Dr. Antônio Lindvaldo Sousa. Durante a pesquisa de campo, foram utilizados instrumentos de coleta de dados, como máquina fotográfica, filmadora, papel, caneta e gravador de áudio.
  
2 DESENVOLVIMENTO

2.1 São Cristovão

        o Cristovão foi o primeiro núcleo de povoamento da capitania de Sergipe,fundado em 1590, após a vitória de Cristovão de Barros sobre os Tupinambás. Portugal tinha interesse na conquista de Sergipe, dando assim o início da “guerra justa” em 23 de dezembro de 1589 e tendo seu fim em 01 de janeiro de 1590, com a participação dos criadores de gado e a Coroa portuguesa, tendo como motivo, o interesse comercial em expandir os currais desses criadores de gado, os quais serviriam aos engenhos de açúcar do Recôncavo baiano, e a questão de ligar Pernambuco á Bahia.Onde com o fim dessa guerra  é fundado o núcleo de povoamento de São Cristovão,que recebe esse nome em homenagem ao santo protetor do Cristovão de Barros. Esse novo povoamento facilitaria a ligação entre as capitanias da Bahia e Pernambuco,e a coroa portuguesa continuaria mantendo o seu poder,construindo um pelourinho e a forca,que foram elementos que existiram em São Cristovão.
        Podemos perceber que São Cristovão está localizado é um ponto estratégico,onde era possível notar o inimigo e se preparar para o ataque,existem várias igrejas,onde estas serviam para promover e expandir o catolicismo.É a partir desse núcleo que surgiram outros núcleos de povoamento em Sergipe.Esses núcleos portugueses tinham a função econômica,eram vistos como mal planejados,diferente dos núcleos espanhóis,que eram bem organizados,onde eles procuravam deixar igual ao seu território,era uma extensão da metrópole,e na maioria das vezes se localizavam no interior,devido ao clima,já os núcleos portugueses não tinham uma organização,serviam para a exploração.

 3 CONSIDERAÇÕES FINAIS

         A visita foi de extrema importância,podemos compreender que São Cristovão foi muito importante no processo de colonização de Sergipe,contribuiu para o aumento da cristandade,onde podemos perceber através das várias igrejas existentes,que eram frequentadas por povos de raças diferentes,onde cada um tinha o seu espaço .Foi escolhido por ser um lugar estratégico que possibilitava a defesa em caso de ataques inimigos e estava próximo ao rio.Com isso aplicamos o que aprendemos nessa visitação,que foi muito proveitosa.













Nenhum comentário:

Postar um comentário